STJ aprova a Revisão da Vida Toda
- kussleresilva
- 5 de jan. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 28 de abr. de 2022
Em dezembro de 2019, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu que os segurados do INSS tem direito à revisão da vida toda.
Antes da Reforma da Previdência, que entrou em vigor dia 13/11/2019, a renda mensal inicial era calculada da seguinte forma: apenas os salários de contribuição posteriores a julho de 1994 ( data do Plano Real) eram utilizados no cálculo. Dessas contribuições contadas desde 1994, isolava-se as 80% maiores e calculava-se a média aritmética simples. Como todos os salários anteriores a julho de 1994 nem entravam na conta, muitos segurados do INSS foram prejudicados.
Com a Reforma, o cálculo passou a considerar todo o período contributivo da vida pessoa para as novas aposentadorias. Em resposta, o STJ entendeu que quem já se aposentou ( a partir de 1999) também tem direito a ter os períodos anteriores a 1994 considerados no cálculo da sua aposentadoria. Para isso, é necessário ingressar no judiciário requerendo a revisão “ da vida toda”.
Muitos serão beneficiados, mas apenas uma avaliação técnica por meio de cálculo e simulação em cada caso pode confirmar o quanto o benefício pode ser aumentado. Por isso, procure um profissional de sua confiança para fazer a sua revisão.
A Kussler&Silva Advogados realiza acompanhamento completo para a tese de revisão da vida toda, assim como para outras causas previdenciárias

Comentarios